Siga nossas redes sociais:

Acompanhe nosso blog

DIY: ideias criativas para decoração de festas

Lounges Festas - DIY- ideias criativas para decoração de festas

O conceito DIY (Do It Yourself – Faça você mesmo) tem sido muito usado ultimamente. Descubra como decorar festas a partir desse método.

Na primeira metade do século 20 a concepção D.I.Y se popularizou nos EUA.

Sua principal proposta é que a criação só depende de uma boa ideia, e dos recursos que estiverem disponíveis.

Assim, decoradores que montam festas focadas na sustentabilidade revisitam o “Faça você mesmo”. É uma maneira de reaproveitar móveis e outros objetos, preservando o meio ambiente, por exemplo.

Conheça estilos de decorações para diferentes festas

 

Como fazer decorações de festas usando DIY?

Conforme dito, o método DIY aproveita tudo que está ao alcance. Assim, é preciso que você avalie o potencial dos objetos que estão ao seu redor.

É um exercício criativo. Na prática você olha um móvel, e imagina como pode revitalizá-lo, por exemplo.

Na decoração isso se estende a outras peças, sobretudo aquelas que você descartaria.

Então, garrafas ou potes de vidro dão vida a vasos decorativos, madeiras antigas se transformam em suporte para plantas, retalhos de tecido viram adornos… As possibilidades são muitas.

O método DIY aproveita as suas habilidades. Ou seja, se você tem afinidade com a marcenaria, é por aí que suas novas peças decorativas vão nascer.

A ideia é que sua aptidão manual facilite na separação de itens e uso de ferramentas específicas.

Só para ilustrar, quem trabalha com madeira precisa ter facilidade com serras elétricas, furadeiras, martelos, etc.

A separação dos materiais adequados (para você criar novas peças decorativas) deve ser feita por um checklist, que consiste na definição de:

  • O que você pretende criar;
  • As formas do objeto (tamanho, formato, etc.);
  • Cores principais;
  • Vai comprar, alugar ou reaproveitar materiais.

Vale a pena fazer esse simples planejamento antes de aplicar o DIY. É uma maneira de economizar.

 

Você pode usar o “Faça Você Mesmo” em todas as partes da festa. Seja no portal da recepção até na lembrancinha, sua marca estará presente.

Alguns exemplos de ideias criativas do DIY muito usados:

  • Painel/Móbile de aniversários – você pode montar um painel personalizado por trás da mesa do bolo do aniversariante. Aqui você pode aproveitar estrutura de pallets ou papeis coloridos presos num barbante.
  • Customização de móveis – tecidos e papeis servem para customizar mobiliários antigos, por exemplo. Cadeiras, mesas, estantes… Ganham vida nova com os detalhes certos.
  • Lembrancinhas – já pensou em criar uma necessaire utilizando tecido e molde de sua preferência. Essa é uma das inúmeras possibilidades das lembrancinhas que você pode criar.
  •  Luminárias – aqui também não há limites de criação. As luminárias podem ser feitas de barbantes, do reaproveitamento de garrafas ou da simples mudança da cobertura de um abajur.
  • Porta-copos – é possível fazer porta-copos exclusivo para sua festa utilizando recortes de tecido, dentre outros materiais.
  • Prateleiras – essas podem ser criadas de cortes de madeira sem utilização, e você consegue prender nas paredes ou deixá-las suspensas amarradas em cordas.
  • Cortinas e toalhas – você pode fazer cortinas e toalhas de mesa com tecidos coloridos ou com estampas de sua preferência. Aqui é preciso ter habilidades com agulha e linha.

São apenas algumas formas que você pode explorar o método DIY na decoração de seu evento.


Vantagens da decoração DIY

Dentre os benefícios atrativos da decoração feita a partir do DIY estão:

  1. Personalizar – esse método permite que você personalize a decoração. Desse modo, você cria uma assinatura própria nos seus eventos.
  2. Mais econômica – como o DIY parte de aproveitar os recursos que você tem, não precisa gastar com a compra de novos objetos.
  3. Sustentável – reciclar e reaproveitar são ações que caracterizam o “Faça Você Mesmo”. Por isso se alinha com a perspectiva sustentável.
  4. Versátil – esse método é útil em todos os estilos de decoração.
  5. Não exige formação – não é preciso fazer um curso específico para decorar a partir do DIY. Basta ter habilidade com alguma forma de artesanato, por exemplo, para montar uma festa.

Portanto, são benefícios que você não pode perder.

 

Leia também: Decoração sustentável para eventos

 

Conte com a experiência da Lounges Festas

A Lounges Festas se destaca no mercado de aluguel de móveis para eventos. Em seu catálogo você obtém peças para todos os tipos de decoração.

Então, se quer combinar sua criatividade no DIY para personalizar mobiliário específico, a Lounges tem o que você precisa.

Para mais informações, entre em contato.