Siga nossas redes sociais:

Acompanhe nosso blog

Como planejar eventos depois da pandemia

O ano de 2020 transformou muita coisa, desde as relações entre as pessoas até a maneira de trabalhar. Os passos de como planejar eventos depois da pandemia, por exemplo, é uma prova de como isso será diferente. Entenda mais.

Fazer um aniversário infantil, ou um casamento, não seguirá mais a mesma coisa de outros tempos. Depois do covid-19, os organizadores dessas festas precisam seguir uma nova cartilha.

Aqui você vai aprender como organizar eventos, de maneira geral, nesse pós-pandemia.

Leia também: Dicas para montar um evento!

Eventos logo após a retomada

Embora a vacinação garanta a imunização das pessoas, as festas já não serão mais iguais do que antes. Dispensers com álcool em gel, por exemplo, são peças indispensáveis em eventos num clube e até mesmo em casa.

E quando pensamos em espetáculos e shows, as exigências passam a ser outras. Sem dúvida, é o bom senso que vai orientar boa parte das decisões de todos os envolvidos.

O limite de público é outro aspecto fundamental nesse momento, logo após os afrouxamentos nas regras de convivência.

Muitas atrações que aconteceram nos meses iniciais de 2021, por exemplo, só aceitaram pessoas vacinadas. Assim, este é um critério básico, até para montar a lista de convidados de um evento íntimo.

Outra tendência são as festas em ambiente aberto, pois permite reunir amigos e parentes num espaço arejado, que dificulta a circulação e permanência do coronavírus (em lugares confinados o risco de contaminação é maior).

Entretanto, o ato de planejar eventos depois da pandemia será um exercício de criatividade e adequações.

Aprenda mais: Organização de evento com orçamento curto!

O novo planejamento de eventos pós-pandemia

A organização a partir de agora deve se orientar pelos seguintes fatores:

1 – Atenção na legislação local

Mesmo no auge da contaminação do covid-19, cada estado brasileiro determinou um conjunto de regras para evitar o aumento de casos. E em muitos desses lugares, já se tem o aceno que muitas dessas diretrizes vão continuar.

Sendo assim, é necessário no planejamento verificar as condições que a prefeitura de sua cidade orienta.

2 – Importância da equipe

Profissionais treinados fazem diferença na aplicação de todas as normas, bem como orientar todos os convidados a tomarem todas as preocupações e protocolos de higiene.

Além disso, uma equipe qualificada influencia diretamente no desenvolvimento e resultado do evento. Da recepção até o servir do buffet, o time alinhado proporciona aos convidados uma noite ou dia inesquecíveis.

3 – Possibilidade do Híbrido

Esse aspecto é aplicável para eventos corporativos. Inicialmente, as convenções, que servem para juntar funcionários de filiais, por exemplo, podem ser substituídas por reuniões a distância.

Com a ajuda da tecnologia, é possível unir profissionais de diferentes lugares, e transmitir mensagens dos gestores da empresa, além de realizar treinamentos.

Isso é relevante, sobretudo para empresas que tiveram seus orçamentos afetados pela redução de negócios durante a pandemia.

4 – Estrutura adequada aos protocolos

Orientar as boas práticas é indispensável nos eventos pós-pandemia. Porém, oferecer uma estrutura completa aos convidados, para que os mesmos efetuem os protocolos de higienização é outro requisito.

Desse modo, na lista de boas maneiras a serem consideradas nas festas em geral, são:

  • Álcool em gel (70%), o ideal é que esteja disponível em dispensers plástico;
  • Pias com água corrente, junto com sabão neutro para higienização das mãos;
  • Limpeza constante, principalmente nas áreas do buffet;
  • Preferência por itens descartáveis, para evitar o compartilhamento entre os participantes;
  • Pensar num layout para festa no qual se mantenha distanciamento entre as mesas;
  • O ambiente deve ter uma boa circulação de ar.

Em relação ao buffet, há uma tendência de servir os convidados na mesa, para que não se aglomerem nas proximidades de uma mesa central. Os pratos são servidos direto nas mesas, o que torna o momento mais confortável.

Aparentemente são decisões simples, mas que requerem total cuidado, sobretudo na comunicação aos convidados.

As festas e os recursos online

Uma colaboração para planejar eventos depois da pandemia vem da tecnologia. Utilizando as redes sociais, por exemplo, é possível convidar e manter todos da lista atualizados com as diretrizes da festa.

É uma maneira sutil e eficaz para informar como funcionará o evento, o que deve ser cumprido, e desta forma preservar a saúde de todos os participantes.

Dependendo do porte da festa, criar aplicativos específicos para ampliar as orientações, e confirmar a participação de determinada pessoa, fica mais fácil.

Pode notificar todos os inscritos, e no dia da cerimônia de casamento, por exemplo, o trabalho dos organizadores será menor. Além de facilitar o envio de dados como localização, horário, trajes, etc.

Outra forma de aproveitar a tecnologia é fazendo transmissão online (live), e desta maneira pessoas que estão longe e não puderam chegar no local da festa, conseguem acompanhar e interagir.

Confira como montar uma live!

Novos formatos de festas

Casamentos luxuosos em jardins ou na beira-mar são cada vez mais frequentes. É uma maneira de não perder o requinte, aproveitar um cenário incrível e não juntar pessoas em ambientes confinados.

Essa tendência também pode ser adotada por empresas em seus eventos corporativos, ou em qualquer outro tipo de festa. Aproveitar a área externa do lugar, proporciona a ventilação necessária para que não haja contaminação.

Isso também se estende aos tipos de pratos servidos. Nesses novos formatos, há uma disposição de servir comidas mais leves e práticas. Assim, os convidados não usam nem compartilham talheres e louças, por exemplo.

Ainda neste aspecto, o mais indicado é oferecer porções embaladas individualmente, garantindo o mínimo de exposição aos alimentos. Atualmente, muitos fornecedores vêm se especializando no que é chamado de Finger Food.

Medida muito interessante para coffee breaks, e outros eventos que normalmente distribuem lanches para os participantes.

A partir do que apresentamos, é possível concluir que planejar eventos depois da pandemia acarreta em um pouco mais de trabalho, necessidade de envolver mais profissionais e buscar soluções para não apertar o orçamento.

Para alcançar esses objetivos, você conta com a experiência da Lounges Festas. Vamos te ajudar a montar um evento seguro, confortável e lindo. Entre em contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *