Siga nossas redes sociais:

Acompanhe nosso blog

Como escolher um decorador?

O que conta no momento de escolher um decorador? Você que pretende contratar esse tipo de profissional, vai gostar das dicas que separamos. Acompanhe!

Decorar a residência ou festas é atividade que requer experiência. Não adianta pensar que somente bom gosto é suficiente, a decoração exige conhecimentos que vão desde design de móveis até construção civil.

Sendo assim, na incerteza de elaborar um ambiente completo para casa ou evento, optar pela expertise de um decorador é a decisão certa.

Leia também: Importância de um decorador de eventos!

O que faz um decorador?

É profissional que se dedica no projeto de interiores, e visa criar harmonia entre os elementos decorativos (móveis, arranjos, acessórios, etc.), sem alterar as características físicas do espaço.

Dentro das obrigações do decorador estão:

  • Compreender a personalidade e necessidade do cliente para desenvolver o projeto de decoração.
  • Ter conhecimento sobre paleta de cores, para definir as melhores combinações.
  • Noção de itens da iluminação, e como aproveitar este recurso para decorar ambientes.
  • Conhecer produtos e materiais usados na decoração de cômodos.

Na prática, o decorador aplica o projeto de um design de interiores ou de um arquiteto; dispõe objetos, móveis, cores e outros elementos, que se encaixem na proposta pensada para atender o cliente.

Também acompanha toda etapa de posicionamento desses itens, orientando os profissionais que fazem o trabalho. 

Dicas de como escolher um decorador

Existem muitos decoradores no mercado brasileiro, mas qual será o melhor para seu projeto? Certamente, o portfólio do profissional tem peso maior em sua escolha, mas outros fatores ajudam na decisão. Veja abaixo.

1 – Experiência

Conforme mencionado, a apresentação comercial do decorador é um importante ponto de partida. A partir de trabalhos anteriores você tem noção de pontos que vão desde o estilo à qualidade dos materiais usados nos arranjos.

2 – Recomendações

Na decoração de festas marcantes como o casamento, é comum se buscar indicações de pessoas confiáveis. Assim, você tem uma referência de confiança que se junta aos outros elementos dessa lista.

Porém, a indicação para escolher um decorador não se limita a saber se a experiência foi positiva ou negativa. É necessário colher informações referentes a cumprimento de prazos, facilidade na comunicação e transparência nos processos.

3 – Primeiro contato

Sem dúvida, a primeira impressão é fator essencial nesse tipo de contratação de serviço. Avalie a capacidade do profissional de esclarecer suas dúvidas iniciais, por exemplo.

É nesse contato inicial que você conhecerá a forma de trabalhar do decorador, por isso a importância de ser satisfatória a apresentação.

4 – Processo de trabalho

Para escolher o decorador também é necessário conhecer sua forma de trabalhar. Como estão divididas as etapas do atendimento, e se haverá necessidade de incluir outros profissionais ao longo da execução do projeto.

5 – Disponibilidade para formalizar o serviço

É esse aspecto que garante a seriedade do profissional. O contrato serve para proteger você e o próprio decorador de eventuais descumprimentos, por exemplo. Assim, verifique já no primeiro contato a possibilidade de formalizar toda a prestação de serviço.

6 – Reputação

Atualmente, você tem as redes sociais para conferir o que diz o mercado sobre o trabalho de muitos decoradores. Além disso, existem sites de opinião que ajudam nesse conhecimento.

É fundamental descobrir essas avaliações, pois você consegue pesar os prós e contras, e sua decisão será mais segura.

Checklist para conferir com o decorador

Não é todo dia que partimos para escolher um especialista em decoração. Desse modo, nem sabemos ao certo quais perguntas fazer num primeiro contato.

Por isso, preparamos um checklist de perguntas que você pode fazer ao decorador, e garantir fará a escolha certa, confira:

  • Como funciona o seu trabalho?
  • Você tem um portfólio para apresentar outros trabalhos?
  • Você sugere um estilo ou tendência, ou isso parte do cliente?
  • Como são escolhidos os elementos decorativos (flores, móveis, arranjos, acessórios, etc.)?
  • Você trabalha no dia da festa?
  • Qual a disponibilidade de fazer visitas ao local que será decorado?
  • O que está incluso no serviço?
  • Faremos um contrato para firmar o trabalho?
  • Quais são as formas de pagamento?
  • E se desejar cancelar o serviço, qual o ônus?

É claro que você não precisa elaborar um script engessado para conversar com o decorador. O ideal é que siga um bate-papo leve, e que se foque em conhecer a capacidade do profissional.

Por outro lado, não pode sair com dúvidas, sobretudo em pontos referentes à parte financeira do serviço. Então, fatores como inclusão de outros fornecedores, por exemplo, devem entrar na conversa.

Aprenda mais: Como organizar eventos com orçamento curto!

Harmonia entre cliente e decorador

Nesse tipo de serviço, harmonizar sua vontade com a experiência do profissional é condicionante. Não adianta escolher um decorador com portfólio impressionante e faltar sintonia.

Então, antes de fechar contrato com esse tipo de profissional, avalie se o contato inicial foi satisfatório, se estão afinados em todos os aspectos do projeto.

Isso é imprescindível, principalmente, na decoração de sua residência. Imagine ficar num ambiente que não completa sua personalidade?

Por isso, a comunicação é tão importante nesse tipo de serviço. Planejar momentos para interagir e trocar ideias faz toda diferença no resultado.

Vantagens de contratar um especialista em decoração

Por fim, vale descobrir quais os benefícios de escolher um decorador experiente, são eles:

  • Rede de contatos – a relação desse profissional com outros fornecedores do segmento é das melhores. Assim, sempre que você precisar de uma orientação para comprar ou contratar um novo serviço, tem o auxílio do decorador.
  • Amplo conhecimento – além de combinar materiais e produtos, o decorador tem planos para executar diferentes tipos de decoração.
  • Aproveitar todos elementos – esse profissional tem criatividade para tirar proveito do espaço, móveis e outros itens que estejam a disposição para incrementar na decoração.
  • Alinhado nas tendências – o decorador está sempre atualizado com o que há de melhor nesse mercado.
  • Custo-benefício – se arriscar fazendo a decoração de sua casa ou evento pode custar bem caro. Ao contratar esse especialista, os riscos de errar e ter prejuízos somem.

É assim que você pode escolher um decorador para abrilhantar seu evento, ou tornar mais confortável e bonito um cômodo de seu lar. Compartilhe com mais pessoas essas dicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *