Os puffs são peças de mobiliário com mais funções do que você imagina. Veja como e onde pode usá-los, além de outras dicas.
Os móveis são muito úteis para deixar um ambiente descontraído, ou mais charmoso. Mas, é preciso saber casar bem alguns itens para obter esses resultados.
E um coringa na decoração é o puff. Uma peça discreta e versátil que é usada em festas ou na decoração do lar.
Leia também: Locação de puff para festa!
Para que serve o puff?
Sua função depende do formato que é produzido, porém, o puff tem papel complementar na distribuição de móveis de um cômodo.
Numa sala de estar esse mobiliário é posicionado perto do sofá, com intuito de caber mais pessoas no espaço, por exemplo. Então, sua função é a de sentar, simples assim.
Por outro lado, existem modelos destinados apenas a decorar, que normalmente ficam próximos de outros móveis e contribuem para embelezar o ambiente.
Os puffs fabricados para sentar são indicados para cômodos de pouco espaço, sobretudo apartamentos. Assim, é possível acomodar convidados, sem a necessidade de cadeiras ou sofás maiores.
Por fim, uma serventia bem comum é a de repouso para os pés. Ao chegar em casa, é se jogar na poltrona, e suspender as pernas num confortável puff.
Aprenda mais: Móveis para festa em casa!
Como escolher puffs?
Embora, aparentemente, não existam dificuldade para escolher um puff, existem pontos que você deve considerar, são eles:
- Tipo de material – os puffs são em sua maioria estofados revestidos por tecidos. Então, é importante verificar desde a qualidade da espuma e a resistência do tecido, sobretudo se o móvel vai ficar em ambientes abertos.
- Estilo da decoração – o puff deve acompanhar o tema decorativo, ou seja, se você vai montar um espaço rústico, deve inserir um modelo de móvel que se encaixe nesta proposta.
- Cores – essa é uma peça disponível em muitos tons, porém a harmonia nesse quesito também é relevante. Mesmo sendo um mobiliário discreto, não é legal que destoe do sofá ou mesa de centro, por exemplo.
- Casa ou evento – se você vai usar o puff em sua residência, a orientação é preferir um que reúna conforto e beleza. Já em festas, os modelos decorativos e funcionais devem ser usados.
Vale dizer que você não precisa comprar os puffs, é possível alugá-los, principalmente se vai usá-los de forma esporádica.
Veja como funciona a locação de móveis!
Tipos de puffs
Conhecidos alguns aspectos que ajudam na escolha do puff ideal para você, vejamos agora os principais modelos disponíveis.
De maneira geral, os puffs se categorizam em Quadrados, Redondos e Retangulares. Veja abaixo os destaques de cada grupo desses.
I – Puff Quadrado
Aqui estão:
- Quadrado em várias cores – é o tipo mais comum, e você encontra em muitas cores, das sóbrias as mais vibrantes.
- Capitonê de camurça – que é acolchoado com algodão e coberto com camurça.
- Tiffany – puff que tem a assinatura da famosa cadeira Tiffany.
- Com encosto bumerangue – se assemelha a um pequeno sofá, e tem encosto móvel, que permite pôr em diferentes posições.
II – Puff Redondo
Nessa categoria temos:
- Redondo – encontrado em diversos diâmetros e cores.
- Mexerica – sua cobertura tem detalhes que lembra a fruta mexerica; além de decorativo é confortável.
- Com base – a base do puff redondo pode ser de madeira ou outros materiais; é um detalhe que incrementa na decoração.
- Cilíndrico – é um pouco mais alto, e tem função principal de decorar.
III – Puff Retangular
Esse formato não tem muitas versões, porém é produzido em muitas cores e com tecidos resistentes.
Além desses, você ainda pode optar com designs dos mais variados, tais como:
- Cristal;
- Em “X”;
- Coração;
- Mesa com ou sem tampo de madeira;
- Baú;
- Com hastes na base;
- Tizian;
- Vercillo.
Opções para quem busca elegância e charme.
Quando usar puffs
Veja agora algumas maneiras de utilizar esse móvel.
A – Combinando com poltronas
Para poltronas que não são extensíveis, os puffs são ótimos parceiros. Sabe aquela cena do fim do dia mencionada anteriormente? Pronto, nessa combinação o puff será ótimo para repousar os pés.
Dessa forma, já da para perceber que esse item vai bem na sala, quarto ou varanda. Mas, lembre-se de alinhar com o tipo de material, cor e design da poltrona.
B – Substituindo mesas de centro
Conforme mostrado nos tipos de puffs, existe o modelo semelhante as mesinhas de centro. Desse modo, facilmente você pode optar por esse formato.
Você pode casar um puff com e o outro sem tampo de madeira, lado a lado, caprichando na decoração. Essa é uma dica ótima para quem mora em apartamentos.
C – Ele assume a função de criado-mudo
Os puffs cilíndricos, com maior altura, assume o papel de criado-mudo, sobretudo em quartos infantis, pois evita extremidades pontiagudas de móveis de madeira.
Outro benefício é que você pode usar coberturas de tecidos, e sempre que desejar, basta retirar para lavar.
D – Divide ambientes
Seja em casa, ou salões de festas, os puffs são eficientes para dividir ambientes. Em espaços de vão único, esses móveis conseguem delimitar uma sala da cozinha, melhorando a circulação dos convidados, por exemplo.
E – Porta-objetos
Muitos modelos, principalmente os quadrados e retangulares, são ocos por dentro, isso permite que se guarde objetos. Facilmente você move a tampa, e armazenar o que precisar. Essa praticidade também é útil para quem precisa economizar espaço.
O puff retangular é perfeito para cabeceira de cama, pois você pode acomodar os lençóis e edredons.
F – Assento extra
Sem dúvida, essa é a principal forma de aproveitar o puff, e aqui não tem restrição de onde pode usar: você consegue colocar na sala, cozinha, banheiro, etc. Contudo, lembre de escolher peças que combinem com o restante da decoração.
Em festas ao ar livre é excelente para os convidados sentarem, enquanto conversam e curtem o evento.
Agora que você sabe quando usar puffs, conheça todos os modelos mencionados aqui, visite o site da Lounges Festas. Você encontra além desse tipo de móvel, muitos outros que vão completar a decoração de sua casa ou evento.