O orçamento apertado muitas vezes é o motivo pelo qual os casais abrem mão de realizar uma cerimônia de casamento mais elaborada e de oferecer uma recepção para seus convidados.
Talvez o pior disso é que, muitas vezes, não é tanto a falta de dinheiro que impede os casais de celebrarem sua união com uma festa – mesmo que modesta. É, principalmente, a crença de que uma festa de casamento sempre custa muito caro.
Com isso, muitos noivos acabam nem mesmo buscando opções, como um estilo de casamento mais barato ou formas de abater custos.
Mas o amor merece ser celebrado, e foi pensando nisso que preparamos este conteúdo, onde te contamos se há um estilo de casamento mais barato e, ainda, onde listamos algumas dicas de ouro para organizar uma festa linda sem gastar muito.
Quer saber mais? Continue com a gente e confira!
Qual o estilo de casamento mais barato
Você provavelmente chegou até aqui procurando pelo estilo de casamento mais barato, para encontrar uma alternativa para não abrir mão de celebrar sua união e nem ter um rombo nas finanças logo no início de sua vida a dois.
Mas, a realidade, é que não há um estilo de casamento, um tipo de decoração ou buffet que seja menos expressivo por si só.
O que há, na verdade, são opções mais baratas, escolhas que tornam o investimento menor e possibilitam que vocês, noivos, tenham uma bela festa de casamento sem gastar rios de dinheiro.
Abaixo, preparamos algumas dicas de opções e escolhas que vocês podem adotar para celebrar sua união por um valor mais confortável do que a média dos casamentos tradicionais.
Dicas para um casamento mais barato
Algumas escolhas e adaptações podem reduzir consideravelmente os custos do seu casamento, sem, necessariamente, fazer com que ele fique sem graça ou totalmente básico.
trocar flores caras e exóticas pelas flores da sua região e da estação, trocar a papelaria impressa por convites ou menus digitais, reaproveitar louças e itens de decoração de casa… são diversas opções que poupam seu orçamento, além de trazerem uma proposta sustentável ao casamento e deixar claro o valor emocional que coisas pessoais tem em suas vidas.
abaixo, confira dicas de ouro para ter um casamento mais barato, sem perder nada em beleza e originalidade;
Definir prioridades
A primeira forma para economizar ao organizar seu casamento, além mesmo de optar por qualquer estilo mais barato, é definir prioridades, ou seja, aquilo de que vocês não abrem mão na cerimônia ou na festa.
Uma lista de convidados extensa vai exigir um salão maior e maior quantidade de pratos no buffet, o que pode comprometer a exclusividade dos pratos, por exemplo, ou exigir que a decoração seja mais modesta.
Por outro lado, uma decoração mais elaborada, com itens pouco convencionais, pode exigir que sua lista de convidados seja menor ou que vocês troquem a banda por um dj.
Entende o ponto aqui?
Planejamento
Ficar noiva não significa que você tem um prazo para se casar, ou seja, não há motivos para pressa.
Para reduzir os custos, quitar as dívidas e escolher bons fornecedores, capazes de entregar um serviço de qualidade, mas ainda dentro do seu orçamento, levem pelo menos um ano para se planejar.
Com no mínimo um ano de planejamento, é possível organizar um casamento de forma tranquila, pagar os fornecedores com antecedência, conseguir descontos e não levar dívidas para sua nova vida a dois.
Trocar o físico pelo digital
Mais uma forma de criar seu próprio estilo de casamento mais barato, celebrando sua união com um orçamento enxuto, é trocar os itens impressos, a papelaria, por versões digitais.
Convites, menus, save the date, lista de hotéis e lugares para conhecer na cidade, tudo isso pode ser substituído por uma versão digital bem mais em conta que, inclusive, vocês mesmos podem criar!
Porém, se vocês não querem abrir mão da tradição dos convites impressos, uma boa opção é escolher papéis mais simples, como o papel kraft, e vocês mesmos colocarem a mão na massa para criar os envelopes e entregar pessoalmente cada um deles(se possível), reduzindo custos com envio.
Estilos mais “modestos”
Por mais que não haja, de fato, um estilo de casamento mais barato, ou seja, uma opção que por si só custa pouco, há estilos de decoração que são mais simples, modestos e, desta forma, tem um valor menos expressivo que uma decoração clássica ou luxuosa.
Os estilos rústico, rústico chic, vintage e minimalista são alguns exemplos de estilos de decoração mais simples, mas que se mantêm elegantes e bonitos.
Inclusive, é possível utilizar objetos de família ou itens que vocês já possuem, como louças, decorações e alguns móveis.
Lista de convidados reduzida
Sabendo que muito do orçamento do casamento sofre impacto direto da lista de convidados, uma forma de optar por um estilo de casamento mais barato é reduzir esta lista, optando por um mini ou até mesmo micro wedding.
Além de permitir que vocês trabalhem com um orçamento menor, esses estilos de casamento possibilitam mais personalização, oferecendo aos noivos e convidados uma experiência marcante e diferenciada.
Invista no comércio local
Por fim, para evitar gastos tão expressivos em seu casamento, busquem investir no comércio local e em itens regionais.
Flores da região e da estação, produtos orgânicos ou de agricultura familiar para o buffet, costureira e alfaiate locais, são algumas opções que podem reduzir os custos ao não dar preferência a grandes marcas e não precisar transportar itens e profissionais de outras regiões.
Quer organizar um casamento dentro do seu orçamento, com estilo e decoração dos sonhos?
Conheça a Lounges e nossas soluções para o seu grande dia. Esperamos por você!