Discreto e bastante útil, estas são características básicas do tamborete. Mas, e como usá-lo num ambiente? Essa e outras explicações apresentaremos hoje, confira!
A dúvida inicial é como diferencia os tamboretes de bancos e banquetas. Aparentemente são móveis semelhantes, mas certos detalhes servem para distingui-los.
E será que o tamborete serve para toda proposta decorativa? Quais são os benefícios de usar esse móvel em sua decoração? Afinal o que é um tamborete. É o que vai aprender aqui!
Leia também: Tamboretes na Decoração!
Diferença do tamborete, banco e banqueta
Essas são peças que confundem muita gente no momento de classificar, por isso vamos mostrar como classificá-las.
A – Banco
É um dos mobiliários mais versáteis, pode ser usado em todos os espaços, desde o quarto até o jardim.
Essa qualidade provém das muitas versões do banco, sobretudo do material usado na fabricação. Você encontra bancos de:
- Ferro
- Madeira
- Pedra
Ou da combinação desses elementos. Outro ponto que distingue essa peça de mobiliário do tamborete, é que o banco é produzido em muitos tamanhos e designs.
Na decoração de festas, por exemplo, o banco retangular é o mais aproveitado. Mas, ainda existem os bancos de 1 assento e com base longa, bastante usado para acomodar os convidados perto do bar.
Confira o bar ideal para sua festa!
B – Banqueta
Ela é uma espécie de banco, mas que se caracteriza por ter encosto, base alta, e em alguns casos, assento estofado.
É opção para empregar elegância e sofisticação num evento. Ela também pode ser usada no bar, e garante mais conforto aos convidados.
Na decoração da casa a banqueta vai se encaixar bem na varanda ou jardim, ideal para criar espaços descontraídos e elegantes.
Aprenda como usar banquetas na decoração!
C – Tamborete
Ele pode ser produzido na forma redonda e quadrada, não tem encosto, nem braços e normalmente tem 4 “pés” como base.
Assemelha-se com os pequenos bancos, mas agrega outras qualidades, principalmente, na decoração. É muito comum encontrar tamboretes de designs rebuscados, que contribuem para enfeitar ambientes.
O tamborete pode ser combinado com mesas baixas ou de centro, bem como com sofás e até mesmo um banco retangular. A seguir você vai conhecer vantagens de usar esse móvel.
Como escolher tamboretes
Decerto, a primeira coisa é avaliar se realmente esse tipo de móvel que atende sua necessidade. Como viu, dependendo da função que a peça vai realizar, optar por um banco ou banqueta será mais viável.
Depois você precisa focar nesses 4 fatores:
1 – Tipo de ambiente
Essa mobília pode ser usada em espaços fechados e abertos, contudo verificar a resistência da matéria-prima vai te ajudar na escolha do modelo ideal.
Em áreas abertas, expostas ao calor e umidade, é indica-se tamboretes de madeira, por exemplo. Dentro de casa, você pode aproveitar as versões estofadas e cobertas com estampas de tecido.
2 – Tema e/ou estilo
Sem dúvida, o estilo da sua decoração é ponto fundamental na definição do tamborete, seja para casa ou um evento.
Então, considere combinar desde a cor até o design desse tipo de móvel. Uma boa opção é usar os tamboretes com temas vintage, porque terá maior liberdade.
3 – Decorativo ou funcional
Como em toda escolha de móvel, você tem de definir se a peça será decorativa, ou os convidados a utilizarão.
Desse modo, não correrá o risco da pessoa sentar no tamborete, e ele se danificar, por exemplo. Por outro lado, pode caprichar no modelo se sua ideia é apenas de decorar.
4 – Combinação com outros itens
Se pretender usar o tamborete ao redor de uma mesa cilíndrica, é essencial que alinhe as cores e o formato. E se o mobiliário será distribuído num salão de festas, ele não pode se destoar dos demais.
Benefícios de usar o tamborete na decoração
Embora sejam discretos, os tamboretes são muito úteis, seja dentro de uma casa ou na decoração de um evento. Além disso, você tem vantagens como:
- É fabricado para todos os gostos, e facilmente consegue encontrar um modelo apropriado para sua decoração;
- Leve e pequeno, pode manuseá-lo para todos os lados do cômodo;
- Combina com outros móveis;
- Os modelos estofados são confortáveis e bonitos, você pode usar em casa ou numa festa;
- Pode utilizar em vários ambientes.
O tamborete, normalmente, é um móvel com baixo custo de aquisição, ou seja, se decidir comprar não vai gastar muito.
Porém, se você organizar festas, por exemplo, não há necessidade de adquirir tal peça. O serviço de locação de móveis é mais viável, sobretudo se precisa de muitos tamboretes e de vários modelos.
Por outro lado, se vai adotar o móvel na decoração de sua residência, e não quer gastar muito, também pode recorrer a esse tipo de aluguel. A vantagem é que terá um modelo novo, e não vai gastar com manutenção do tamborete.
Maneiras de usar os tamboretes
São muitas as formas de adotar esse mobiliário, e separamos algumas recomendações, veja:
- Na sala de estar – em apartamento, que tem menor dimensão, você não precisa de uma mesa de centro para acomodar seus pés, após o dia cansativo de trabalho. Nesse caso, o tamborete faz a mesma função, basta você escolher um formato estofado e que se alinhe com o sofá ou poltrona.
- No quarto – os tamboretes de madeira facilmente substituem a mesa de cabeceira, por exemplo. Os quadrados permitem que você coloque uma luminária, e o livro que está lendo. Outra forma de usá-lo é na base da cama, para apoiar lençóis ou edredons.
- Reuniões rápidas – no ambiente corporativo esse tipo de móvel também tem sua utilidade, principalmente, para acomodar a equipe em reuniões ágeis. Todos podem ficar sentados, e o ambiente fica mais aconchegante.
- No jardim ou varanda – você pode incluí-lo entre bancos e mesas, para tornar o espaço mais agregador.
Em festas os tamboretes são posicionados em espaços voltados para interação dos convidados. Aqui a dica é optar pelos formatos acolchoados.
Essas são as maneiras de se usar um tamborete. Se você tem dúvidas de qual é o melhor modelo, entre em contato com a Lounges, nossa equipe especializada vai esclarecer tudo sobre este e outros móveis.